Atualização do cenário agrícola da Região Central

Atualização do cenário agrícola da Região Central

Esta tem sido uma safra com diversos desafios aos agricultores da região. Portanto, nesse momento é importante fazermos uma atualização do cenário das principais culturas e principalmente um prognostico do que pode vir pela frente.

Área de soja

A chuva, que ocorreu entre Natal e Ano Novo, serviu para que os agricultores praticamente terminassem a semeadura da cultura, que está estimada em 6,5 milhões de hectares no Rio Grande do Sul. Segundo o informativo cultural semanal da EMATER/RS, a implantação da cultura já chegou em 97% da área e as perdas com a soja no município de Cerro Branco já são estimadas em 25%.

Milho na região

Ainda segundo o levantamento da EMATER/RS, a cultura do milho já atingiu 92% da área implantada, mesmo com as dificuldades de semeadura devido as chuvas escassas. Além disso, as perdas para o milho nos municípios de Agudo, Tupanciretã, Júlio de Castilhos, Cerro Branco e Santa Maria, já são estimadas em cerca de 50%.

Culturas perenes

A falta de chuva é um desafio também nas culturas perenes da região. A irrigação tem sido a salvação nas áreas de oliveiras e nogueiras em Cachoeira do Sul, permitindo que essas culturas possam seguir expressando seu potencial produtivo.

Momento atual

De maneira geral, o cenário agrícola é mais uma vez desafiador para os agricultores da região, todavia, os agricultores brasileiros já provaram que resiliência é uma de suas principais características. Nesse momento, estamos numa etapa importante da safra agrícola, quando muito da produtividade das culturas anuais se define, sendo assim, os cuidados devem ser redobrados.

Perspectivas

A seca ainda assola o nosso Estado e nossa região, entretanto, os prognósticos são melhores para os meses de janeiro e fevereiro. Dessa maneira, embora já tenhamos perdas consolidadas, se espera que o regime de chuvas voltando ao normal, possamos ter uma melhora para agricultura.

Arroz irrigado

As áreas de arroz irrigado, em sua maioria, se encontram no período vegetativo. Embora seja uma cultura menos dependente de chuvas regulares, a baixa nos estoques de água é sempre uma preocupação, portanto, os cuidados para evitar perdas de água na lavoura precisam ser redobrados.

Melancia

Essa é uma cultura tradicional aqui na região, sendo Cacequi uma das principais cidades produtoras. Nessa época, se torna comum na cidade os caminhões de comercialização da fruta. A colheita da melancia ainda não chegou no seu auge, o que ainda mantem os preços mais elevados, mas em poucos dias teremos uma aumenta na oferta do produto, o que deve causar as tradicionais promoções de melancia.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Conta do Twitter de Eduardo Leite é hackeada Anterior

Conta do Twitter de Eduardo Leite é hackeada

São Pedro do Sul recebe novo rolo compactador para manutenção de estradas do interior Próximo

São Pedro do Sul recebe novo rolo compactador para manutenção de estradas do interior

Geral